Por isso, é comum que essas instituições conectem o ambiente de ensino ao contexto social local, integrando a aprendizagem prática com a oferta de serviços essenciais à comunidade. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por exemplo, o Serviço-escola do curso de Odontologia oferece atendimentos a preços acessíveis à população, sendo que alguns são realizados sem custos.
Atualmente, são realizados, em média, 350 atendimentos diários, ampliando o acesso aos serviços de saúde bucal. Paralelamente, essa integração entre ensino, serviço e comunidade é fundamental para a formação dos profissionais de saúde, garantindo que estejam alinhados com as necessidades da população, como destaca Andrea Gonçalves Bandeira, decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.
Teoria e prática
O curso de Odontologia da PUCRS foi criado em 1953, e desde então, a formação se baseia em evidências científicas, com uma forte conexão entre as disciplinas básicas e profissionalizantes. O currículo, bem estruturado e sólido, é reconhecido nacional e internacionalmente, conforme aponta João Batista Blessmann Weber, coordenador do curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.
Dentro desse contexto, o Serviço-escola oferece aos alunos a oportunidade de realizar atividades práticas sob supervisão de professores. Andrea explica que essas atividades são fundamentais para a formação dos alunos da graduação – correspondendo a 80% da formação – e também da pós-graduação.
Os ambulatórios oferecem um ambiente propício para o aprendizado, com atividades que se tornam progressivamente mais complexas, permitindo que estudantes e pacientes realizem procedimentos em diversas especialidades odontológicas, como explica Weber.
Atualmente, o Serviço-escola oferece procedimentos nas áreas de Periodontia, Endodontia, Dentística Restauradora, Implantodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ortodontia e Ortopedia Facial, Odontopediatria, Prótese Dentária, Estomatologia, Patologia Bucal e Saúde Coletiva.
Rotina nos ambulatórios
Os atendimentos no Serviço-escola de Odontologia ocorrem de segunda a sexta-feira, mediante triagem prévia, que direciona os pacientes para as clínicas específicas, conforme suas necessidades.
Os ambulatórios têm um papel importante na ampliação do acesso à saúde bucal, um desafio significativo não só em Porto Alegre, mas em todo o Brasil, especialmente em áreas como Endodontia, Odontopediatria, Prótese e Implantodontia, destaca Andrea Gonçalves Bandeira.
Além disso, a universidade está em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para firmar um Centro de Especialidades Odontológicas vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que a PUCRS amplie ainda mais sua contribuição na atenção à saúde bucal da população de Porto Alegre.